domingo, 21 de setembro de 2008

Prefeituráveis não empolgam no debate da TV

Os candidatos a prefeito de Piracicaba que participaram do debate de ontem na EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo na região, tiveram oportunidade de apresentar propostas para os próximos anos, mas usaram boa parte do tempo para falar do passado. Com isso, a exemplo do que ocorreu no encontro da TV Beira Rio, no final do mês passado, o desempenho individual dos concorrentes não empolgou. Antônio Boldrin (PT), João Pauli (PV), Adelmo Lindo Baiano (PC do B) e Barjas Negri (PSDB) participaram do encontro. Gustavo Herrmann (PSB), que também foi convidado, não compareceu e nem justificou a ausência.
Logo na primeira pergunta entre os prefeituráveis, com ordem definida por sorteio, Baiano pediu a Pauli que comentasse a área da saúde no período em que o candidato do PV fez parte do governo José Machado (PT), entre 2001 e 2004. Isso porque a atual Administração critica, segundo o comunista, a "herança" deixada pela gestão passada.
Logo depois, Boldrin perguntou a Baiano sobre o lixo doméstico da cidade, que é transportado para Paulínia devido à falta de aterro sanitário em Piracicaba. Baiano, que declara a opção de falar do passado porque "o novo nasce do velho", respondeu que o problema do lixo "vem de muito tempo atrás".
O momento mais próximo da atualidade durante o debate foi quando Boldrin teve a primeira chance de questionar Barjas. O petista recorreu ao tema saúde. O tucano afirmou que fez "investimentos significativos" na rede municipal. Boldrin retrucou: "No papel está bonito, mas a saúde não existe." Barjas, então, disse reconhecer "alguns problemas" no setor, mas justificou que houve "avanços" em comparação com a Administração do partido de Boldrin.
Quando o tucano teve a oportunidade de perguntar a Pauli, relembrou os tempos em que o Zoológico Municipal foi fechado pelo vice da chapa do PV, segundo Barjas. Lá se foi tempo com resposta, réplica e tréplica para Pauli responder que vai manter o espaço reaberto e que pretende criar o Zooaquarium de Piracicaba ­­ mais um projeto do passado. Ao final do debate, os quatro candidatos se disseram satisfeitos com o resultado.

ALVO
Antônio Boldrin (PT), João Pauli (PV) e Adelmo Lindo Baiano (PC do B), candidatos de oposição ao gover no de Barjas Negri (PSDB), estavam claramente "interessados" em manter um embate direto com o atual prefeito de Piracicaba no debate de ontem da EPTV. Mas o sorteio permitiu que apenas o petista fizesse perguntas ao tucano. Mesmo assim, indiretamente, Pauli e Baiano também fizeram suas críticas à gestão de Barjas.
No segundo bloco do debate, quando os prefeituráveis tinham a oportunidade de escolher quem responderia suas perguntas, Pauli e Baiano manifestaram a vontade de questionar Barjas, mas não puderam porque Boldrin já o tinha feito. "Eu sou o prefeito e todos os candidatos querem a minha cadeira. Então, é natural que os demais concorrentes façam um contraponto ao governo", declarou o tucano ao deixar o estúdio da TV campineira.
Os quatro concorrentes se disseram satisfeitos com o encontro. "O debate da EPTV tem uma grande audiência dentro de Piracicaba e foi uma ótima oportunidade para apresentar propostas", avaliou Barjas. Para o candidato do PT foi possível articular propostas. "Conseguimos transmitir nossas idéias aos eleitores", afirmou Boldrin. João Pauli, do PV, declarou que a oportunidade na afiliada da Rede Globo foi "democrática". Ele disse: "É bom ter espaços como esses para que a população conheça os projetos propostos por cada candidato."
A avaliação de Baiano é que o debate democratiza o processo eleitoral porque reserva o mesmo tempo de fala para todos os prefeituráveis. "Todos são tratados igualmente. Não é como no horário eleitoral em que um candidato tem 15 minutos e outros têm menos de dois minutos", disse.
Segundo o gerente de jornalismo da EPTV, Duilio Fabbri Júnior, a emissora divulgará nos próximos dias mais uma pesquisa de intensões de voto em Piracicaba.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial