terça-feira, 26 de agosto de 2008

Votos em Gustavo podem ser anulados

No JP de 27/08:

"A situação sub judice do candidato a prefeito Gustavo Ranzani Herrmann (PSB) pode ser determinante para os rumos e os resultados da eleição municipal de 5 de outubro, podendo até influenciar nas possibilidades de primeiro e segundo turnos na cidade.
"É que os cartórios eleitorais de Piracicaba planejam programar as urnas eletrônicas que serão usadas no pleito até a segunda semana do próximo mês e a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o registro de candidatura de Gustavo pode sair até 25 de setembro, ou seja, depois da configuração dos equipamentos.
"De acordo com a chefe do cartório da 93ª Zona Eleitoral, Leane Cristine Oliveira, se o TSE não julgar a candidatura majoritária do PSB antes de os aparelhos serem programados, o nome de Gustavo constará nas urnas para garantir a participação dele no processo, caso a decisão seja favorável a ele. No entanto, se o julgamento for contrário ao candidato, mesmo com o nome dele nas urnas, todos os seus votos serão considerados nulos.
"Se isso ocorrer, dependendo da quantidade de votos que Gustavo tiver, poderá haver uma redução significativa no número de votos válidos.
"Daí em diante, o raciocínio é matemático: quanto menor a quantidade de votos válidos, maior é a chance de o prefeiturável mais votado obter a maioria absoluta nas urnas (50% mais um), já que essa maioria também seria composta por um número menor de eleitores.
"A assessoria de comunicação da campanha de Gustavo informou que o partido não comenta a hipótese porque o PSB acredita na possibilidade de o TSE contrariar as decisões da Justiça local e também do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e permitir que Gustavo participe da disputa. 'Todos os esforços estão sendo feitos nesse sentido', informou a assessoria."

1 Comentários:

Às 27 de agosto de 2008 às 09:12 , Anonymous Anônimo disse...

Seria muito desagradável, se a realização ou não do segundo turno das eleições em Piracicaba, fosse decidida no "tapetão".

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial