sábado, 2 de agosto de 2008

Transparência versus jeitinho

"Pela primeira vez em eleições municipais, a prestação de contas de partidos, candidatos e coligações terá de ser feita mensalmente, antes da declaração final de gastos e arrecadação que será enviada à Justiça Eleitoral ao fim do processo. Quarta-feira, dia 6, é a data em que os políticos serão obrigados a divulgar, por meio da internet, relatório sobre recursos recebidos para financiamento de campanha e os gastos já realizados." A matéria completa pode ser lida no site do JP, pelo Virtual Paper (clique aqui).
Isso garantirá mais transparência nos gastos de campanha ou o "jeitinho" irá prevalecer mais uma vez?

5 Comentários:

Às 2 de agosto de 2008 às 18:46 , Blogger Beto - J.H.V. disse...

Aqui em Piracicaba o que me parece é que estão quase todos mancomunados com a atual administração. É só ver a quantidade de partidos coligados com o do prefeito, pois todos querem uma boquinha depois que ele se reeleger. Não há oposição efetiva na cidade e a câmara extremamente corrupta faz a alegria de todos e prioriza interesses próprios. Sou contra também a eleição ininterrupta para vereador, mas sei que isso só mudará com uma reforma política. Têm candidatos que estão há mais de 10 anos sendo pagos pra fazer o que interessa à amigos e a si próprio.Política virou sinônimo de carreira no Brasil e toda eleição basicamente não muda e sempre os mesmos se elegem.

 
Às 3 de agosto de 2008 às 10:54 , Anonymous Anônimo disse...

Certamente haverá maior transparência, mas cabe a nos eleitores a fiscalizar estas informações pois se isto não ocorrer não haverá êxito algum em ser divulgado estas informações.

 
Às 4 de agosto de 2008 às 03:32 , Anonymous Anônimo disse...

Pode apostar que o sistema da justiça eleitoral vai falhar com alguns candidatos (pois os programas de computador elaborados pela justiça eleitoral já comprovaram que falham), e aí, se forem de oposição, serão impugnados...

 
Às 4 de agosto de 2008 às 18:36 , Anonymous Anônimo disse...

O Sisteme Eleitoral do Brasil é um dos mais sofisticados e eficientes do mundo, pena que o que deveria ser eficiente seriam os políticos que deixam muito a desejar, não só os políticos mas alguns assessores são de péssima categoria e nível para exercer a função acredito que a situação também melhoraria ser fosse eleitos através de concurso público, aí não teria ligação com veradoresa nem familiares.

 
Às 12 de setembro de 2008 às 13:30 , Anonymous Anônimo disse...

Sistema sofisticado, porém, fácil de ser manipulado (conforme especialistas)e mais, impossibilita a recontágem. Gastou-se uma fortuna com estas maquinetas quando poderia equipar todas as escolas com computadores e usar esse computadores para rodar o programa de votação. Acredito que a aquisição dessas máquinas favoreceu algum amigo do rei. O voto deveria ser facultativo, mesmo sabendo que se assim fosse somente os petistas (não sou petista) compareciam para votar, os demais aproveitariam o dia para o lazer.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial