quarta-feira, 30 de julho de 2008

Os políticos e a escola

O Jornal de Piracicaba noticiou hoje (30): "Seis em cada dez candidatos a vereador em Piracicaba não cursaram faculdade. Dos 260 registrados, só 96 concluíram ao menos um curso em universidade. Embora expressivo, o percentual local está acima da média nacional. Em todo o país, chega a 83% o número de candidatos ao Legislativo que não têm ensino superior completo. No município, a maior parte dos postulantes ­­-- 109 candidatos (42%) ­--­ declararam à Justiça Eleitoral que têm ensino superior incompleto ou ensino médio completo."
(...)
"Na avaliação do juiz Wander Pereira Rossette Júnior, titular da 93ª Zona Eleitoral, o nível de escolaridade dos candidatos é 'importante', mas não significa um 'bom desempenho' do político na gestão pública. 'Minha opinião particular é a de que haveria a necessidade de se exigir um mínimo de escolaridade dos candidatos, a ser definido em conjunto com a sociedade', afirmou o juiz."
Clique aqui e leia a íntegra da matéria do JP e comente.

8 Comentários:

Às 30 de julho de 2008 às 12:57 , Anonymous Anônimo disse...

Acho simplesmente imprescindível que os candidatos tenham, no mínimo, curso superior. Eles deveriam passar por exames, concursos e tudo o mais!

 
Às 30 de julho de 2008 às 15:05 , Anonymous Anônimo disse...

Sinceramente... acho que o exemplo vem de cima: da presidência!!

 
Às 30 de julho de 2008 às 15:45 , Anonymous Anônimo disse...

Minha opinião é que deve haver qualificação, mas sempre é bom lembrar-se que o vereador é o representante do povo e é natural que este representante saia do meio do povo. No Brasil a realidade escolar da população acaba por refletir na sua representatividade na esfera politica.

 
Às 30 de julho de 2008 às 20:16 , Anonymous Anônimo disse...

Não podemos desprezar o conhecimento acadêmico, mas também não podemos ter preconceito com pessoas que não tiveram a oportunidade de cursar nível superior e, muitas vezes, tem mais capacidade e caráter para ocupar um cargo público do que um "doutor". Aliás, se analisarmos os envolvidos nos grandes escândalos políticos de nossa história, tanto recente quanto remota, veremos que são estes sim, na grande maioria, portadores de elevado grau de instrução!

 
Às 31 de julho de 2008 às 00:42 , Blogger cidadania disse...

O princípio da democracia é "do povo, pelo povo, e para o povo. Não existe nada que comprove que um candidato com diploma de curso superior tenha melhores qualidades em relação àqueles que não têm. Os maiores corruptos deste país, possuem curso superior.Logicamente que é de se esperar um mínimo de escolaridade para assumir a vereança. Se diploma de curso superior fize-se a diferença, os intelectuais que estiveram no poder já teriam feito o Brasil dar certo, acho que o fato mais importante para aqueles que pleiteam a vereança é entender que os mesmos representam a vontade do povo e não seus interesses particulares ou partidarios, o que aliás vem acontecendo a muito tempo em Piracicaba.

 
Às 31 de julho de 2008 às 12:55 , Blogger Unknown disse...

É lamentável que as pessoas que governem nosso país não tenham no mínimo um curso superior. Que apenas o conhecimento científico não basta, concordo, mas o conhecimento adquirido apenas das experiências também é insuficiente para pessoas que irão determinar coisas importantíssimas na vida de todos. Se estas pessoas não tiveram oportunidade de estudar no passado penso que a condição financeira dos vereadores melhorou, como este blog mesmo informou, o que viabiliza o investimento nos estudos. Portanto, é lamentável.

 
Às 31 de julho de 2008 às 14:24 , Anonymous Anônimo disse...

Na minha opinião, não se deve levar em consideração o nivel de escolaridade para um cargo político, visto que, a escola das carteiras e dos professores, é totalmente diferente da escola da POLITICA, ou seja, enquanto voce esteve na escola voce era uma PESSOA , e a partir do momento que ingressa em algum cargo politico transforma-se em POLITICO E CORRUPTO. Aí camarada, salve-se quem puder.

 
Às 4 de agosto de 2008 às 20:21 , Anonymous Anônimo disse...

Não deveremos desprezar o conhecimento acadêmico, mas que é vergonhoso ter vereadores analfabetos.....é, demais pois o salário de um vereador é suficiente até para pagar uma faculdade de medicina das mais caras..... e para variar um vereador ganha de tres a quatro vezes mais que um professor..... e os alunos qustionam professor porque eu vou estudar? se nossos políticos são em grande maioria safados e não tem estudos?...... daí eu respondo para eles" ESTUDEM PARA NÃO SEREM ENGANADOS POR ELES'pois o conhecimento é a única defesa que ninguém consegue tirar de nós!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial